OFERTA SESSÃO DE PORTFÓLIO

Se chegou aqui, é porque já falámos no Instagram sobre à minha publicação! Mas ainda não tem 18 anos. Neste caso, será preciso a presença e a assinatura da sua mãe, do seu pai ou de um tutor legal. Encontrará aqui um link para baixar a minuta do contrato, algumas informações úteis e um formulário que pode preencher para facilitar o processo e ter mais tempo no dia da sessão (opcional).

Os dados fornecidos serão utilizadas apenas para efeitos de organizar a sessão e executar o contrato, e para você ter a autorização para utilização das imagens no seu nome, como deve ser.


Pode baixar o contrato aqui

(Para a sua informação - não precisa de fazer nada que vamos assinar eletronicamente no dia da sessão)


Informações úteis

A duração da sessão é gravada em pedra?

Não! Em geral, 2 horas são ideais para conseguir todas as imagens desejadas, para explorar o local para ter variedade, etc. Mas não sou daqueles que diz “OK, 2 horas feitas, vou-me embora”. Desde que não seja mais uma hora completa - se precisamos de mais 10 minutos, levamos mais 10 minutos. Prefiro tirar mais fotos para depois ficar com as melhores das melhores. Eu sou dedicado a fornecer imagens que gosta e uma experiência que desfruta!

Quanto tempo para receber as imagens?

Este trabalho é oferecido, portanto não posso recusar outros projetos, mas normalmente consigo terminar a edição dentro de 2 semanas. A pós-produção e a edição é que pode levar pelo menos o dobro do tempo da sessão.

A página de preços diferencia entre imagens ‘standard’ e imagens ‘creative’ - qual será no meu caso?

Sendo que este trabalho também é um investimento para o meu portfólio, você tem direito a tudo. A edição standard inclui tudo o que é necessário para criar uma bela imagem - exposição, sombras, luz, cores em geral, gradação de cores, tons, pequenas retoques da pele (mas só em coisinhas que estão amplificadas pela lente - não faço nada para alterar o seu corpo. Eu defendo a fotografia inclusiva e a body positivity!). A edição criativa é qualquer coisa que exige mais tempo ou competências avançadas (efeitos especiais, o método Brenizer, retoque mais profunda, criar uma obra em Photoshop com fundos, elementos de fantasia, etc. etc. etc.).

O que é uma autorização para utilização de imagens (‘Image Licence’)?

No mundo contemporâneo da fotografia profissional, o modelo de negócio mais comum é um preço para a sessão e depois um preço por imagem editada (muitas vezes juntos dentro de um pacote). Sendo que não se trata de um serviço simplesmente documentário, ou seja são horas de edição para produzir imagens mais interessantes, mais cativantes, mais artísticas, as fotografias tiradas ficam a propriedade intelectual criativa do fotógrafo, que fica detentor de todos os direitos de autor e conexos. Embora você possa pedir esses direitos, se o fotógrafo aceitar, o preço normalmente é pelo menos o dobro. Por isso, para reduzir os custos e para proteger a nossa obra, o/a cliente ou o/a modelo fotográfico/a recebe uma licença para utilizar as imagens. No caso de fotografias pessoais, é mais simples - a licença é para o seu uso pessoal, ilimitada. Embora a obra não seja a sua propriedade, a imagem é de si, é sua para reproduzir onde quiser, de forma não comercial.
Há também o uso editorial e, finalmente, quem quer usar imagens para fins comerciais compra uma licença comercial. Simples!

Qual a diferença entre o uso pessoal, editorial, promocional e comercial?

O uso pessoal é usar a foto de uma forma…pessoal! Ou seja, não é editorial, não é comercial - não é para promover uma atividade profissional, não é para vender nada, não é para ganhar dinheiro. É uma bela imagem de si, que quer publicar nas redes sociais, partilhar com amigos e familiares, pendurar na parede, para preservar memórias de momentos especiais.

O uso editorial é usar a foto de uma forma não comercial para ilustrar um artigo ou um blog, por exemplo. Quando está a ler o jornal e um artigo tem uma imagem do que aconteceu, isto é editorial. Comigo, a licença base incluída com as fotos abrange o uso pessoal e editorial. Quero ser o menos restritivo possível - se não está a usar o meu trabalho para ganhar dinheiro, acho que deveria ter todas estas possibilidades.

O uso promocional é usar a foto de uma forma comercial no sentido de promover um negócio ou alguma atividade profissional. Por exemplo, um café que quer fotos do espaço e da equipa para publicar no Facebook. Um ator ou um modelo que precisa de fotos para um portfólio profissional. Um/a blogger ou influencer que tem parcerias remuneradas para promover uma marca. Uma empresa que precisa de fotos gerais para o website.
Ou seja, são imagens que mostram aos clientes potenciais ou agentes o que você tem a oferecer, a razão porque deveriam escolher os seus serviços. É para ganhar dinheiro a longo prazo, mas não é uma publicidade ou uma imagem associada especificamente com um produto ou com um evento para vender bilhetes, por exemplo.

O uso comercial é usar a foto para uma publicidade ou para vender algo específico - um produto, um serviço, um evento. Seriam imagens de produtos individuais para uma loja online, seria uma publicidade qualquer (que seja web, redes sociais ou imprensa), etc. Neste caso, a licença tem uma escala conforme ao preço e ao número de produtos, ou ao período de uso, ou ao montante que vai gastar em espaço publicitário, por exemplo.

Posso pôr um filtro?

Pôr um filtro numa fotografia editada por um fotógrafo é como levar um marcador a uma pintura feita por um pintor de retrato!
A imagem é de si, mas a composição, a edição das cores, as sombras, as altas luzes, tudo o que é feito para atrair os olhos ao foco da imagem, são horas do meu trabalho. Como qualquer artista ou criador, as imagens do fotógrafo são a força vital que representa o seu negócio e o seu estilo. Contamos com a representação fiel desse trabalho para o negócio sobreviver! Se absolutamente não consegue resistir a fazer algo à imagem, por favor, escreva “Foto por @bglvisuals, editada por mim”.


formulário para preencher o contrato

Nome de mãe/pai/tutor legal *
Nome de mãe/pai/tutor legal
Mãe / Pai / Tutor Legal
Nome de modelo *
Nome de modelo
Qualquer comentário ou desejo sobre a sessão